O Colégio Farroupilha é a única instituição do Rio Grande do Sul que participará da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), a maior competição de matemática do mundo, que acontece de 03 a 06 de agosto em Kuala Lumpur, na Malásia. A oportunidade veio após a medalha de ouro nos níveis Estadual e Nacional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF). “Isso faz a gente acreditar que o trabalho em relação às nossas Matrizes Curriculares tem dado resultado. Só nos motiva a cada vez mais a partir de competições internacionais”, avalia a professora e coordenadora do Laboratório de Matemática, Alessandra Faria Dornelles.


Até a data da viagem os estudantes Júlia S., Enzo N., David W., Matheus B. e Gilberto J., da 3ª série E, e Luiz P., Heitor A., Gabriel T. e Pedro P., da 3ª série F, participam de aulas de preparação e de revisão de provas dos outros anos com a equipe do Laboratório de Matemática. As aulas iniciaram na terça-feira, 11 de julho.


Durante a olimpíada na Malásia os estudantes farão uma prova individual e terão duas hora para responder a 30 questões, que aumentam de grau de dificuldade. “Muitos dos assuntos que eles estão vendo nas aulas de preparação são conteúdos dados em cursos de Ensino Superior”, explica Alessandra. Os estudantes participarão, ainda, de atividades culturais.


Esta é a segunda vez que uma equipe do colégio participa de uma olimpíada internacional. Em 2016, um grupo de estudantes do Ensino Médio, após apresentarem ótimo desempenho na MSF, foi convidado a representar o Farroupilha na 22ª Olimpíada Internacional de Ciências, Matemática, Habilidade Mental e Eletrônica (QUANTA 2016), que aconteceu na Índia. 


Participação na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras


Cerca de 340 estudantes inscreveram-se para participar da Olimpíada Internacional MSF em 2017. Ao todo, 60 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio foram premiados, conquistando 113 medalhas, 15 delas de Ouro nos níveis Estadual e Nacional da competição.


Além da conquista do Ouro com as 3ªs séries do Ensino Médio, os estudantes da equipe das 1ªs séries A e E do Ensino Médio conquistaram Bronze Estadual. A equipe composta pelas turmas dos 5ºs anos A e C do Ensino Fundamental – Anos Iniciais recebeu Bronze nas etapas Estadual e Nacional. O Bronze Estadual e Nacional também foi recebido pelos integrantes da equipe do 6º ano B da unidade Correia Lima. Já a equipe dos 9ºs anos A e B do Ensino Fundamental – Anos Finais conquistou medalha de Prata no nível Estadual e de Bronze no Nacional.