Os estudantes do Colégio Farroupilha conquistaram 111 medalhas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF), realizada em diversos países no último dia 20 de abril. Ao todo, 59 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio foram premiados, 15 deles com medalhas de Ouro nos níveis Estadual e Nacional da competição.

“Eu gosto bastante dessa prova porque eu sempre gostei de Matemática e a Olimpíada é mais um momento de praticar, de estar com os amigos e fazer”, afirmou a estudante da 3ª série E do Ensino Médio, Júlia S. Ela é uma das integrantes da equipe, formada por estudantes das 3ªs séries E e F, premiada com Ouro nas etapas Estadual e Nacional da competição. “Essa foi a primeira vez que eu fiz a prova e estava muito ansioso para saber se a gente tinha ido bem. Quando chegou o resultado eu fiquei muito feliz”, declarou o estudante da 3ª série E, Victor N.

Além da conquista do Ouro com as 3ªs séries do Ensino Médio, os estudantes da equipe das 1ªs séries A e E do Ensino Médio conquistaram Bronze Estadual. A equipe composta pelas turmas dos 5ºs anos A e C do Ensino Fundamental – Anos Iniciais recebeu Bronze nas etapas Estadual e Nacional. O Bronze Estadual e Nacional também foi recebido pelos integrantes da equipe do 6º ano B da unidade Correia Lima. Já a equipe dos 9ºs anos A e B do Ensino Fundamental – Anos Finais conquistou medalha de Prata no nível Estadual e de Bronze no Nacional.

– Clique aqui para ver a relação de estudantes medalhistas.

“É a nossa segunda participação na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras e o segundo ano em que somos medalhistas em nível Estadual e Nacional. Esses resultados nos mostram que as nossas práticas, em relação à Matriz Curricular e à Matriz Socioemocional de fato estão voltadas para a missão do Colégio Farroupilha: formar cidadãos competentes que aliam o seu conhecimento à prática”, afirmou a coordenadora do Laboratório de Matemática, Alessandra Dornelles.

Cerca de 340 estudantes inscreveram-se para participar da Olimpíada Internacional MSF em 2017. Em 2016, 251 estudantes se inscreveram e, um grupo de estudantes do Ensino Médio, após apresentarem ótimo desempenho, foi convidado a representar o Colégio na 22ª Olimpíada Internacional de Ciências, Matemática, Habilidade Mental e Eletrônica (QUANTA 2016), que aconteceu na Índia. Relembre aqui:“O resultado positivo em 2016 nos levou a participar de uma competição incrível na Índia e neste ano, além desta, outras portas se abrem”, concluiu Alessandra.

Sobre a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado em 1990 pela Académie de Strasbourg em conjunto com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e o IREM (Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques) e organizado pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, Alsácia, França. No Brasil, a Olimpíada Internacional de Matemática é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

É uma competição internacional de matemática que abrange estudantes do Ensino Fundamental (do 4º até o 9º ano) e Ensino Médio. Essa competição se diferencia de outras olimpíadas de matemática por se apresentar como desafio que não é direcionado apenas para alunos com altas habilidades em matemática, mas para toda a classe. Dessa forma, a Olimpíada não se caracteriza somente como competição, mas também como possibilidade de utilizar no ensino regular as questões de anos anteriores como uma resposta à necessidade de melhorar a aprendizagem, o desempenho e a linguagem lógico-matemática dos estudantes